Este é o primeiro post da série: Ferramentas úteis para empreendedores. Nesta série, iremos trazer para vocês ferramentas que podem facilitar bastante a vida de quem toca o negócio sozinho e que precisa de uma ajudinha para se organizar. Ah! E o melhor, todos são GRATUITAS.
Mas vamos ao post de hoje.

Se você também tem dificuldade de dividir seu tempo e mensurar quanto tempo gasta em cada tarefa, este post vai te ajudar.

O assunto é o Toggl.com. Esta site/ferramenta funciona basicamente assim: Você escreve a atividade que vai fazer, dá o start e ele conta o tempo de duração da atividade, mesmo quando você fecha o navegador, e só para quando você clica em stop.

Este timer é o queridinho da Estrater e tem muitas vantagens:

  • Design agradável e intuitivo: O principal motivo que nos levou a escolher esta ferramenta foi o design. O Toggl possui uma interface limpa e intuitiva. Mesmo sem a versão em português, é bem fácil de usá-lo;
    Tela inicial Toggl

    Tela inicial Toggl
  • Aplicativo para smartphones Você pode usar o Toggl também pelo celular. Ele possui também um aplicativo, disponível para Android e Iphone.
    Toggl para smartphones

    Toggl para smartphones
  • Categorização de atividades:Você pode criar projetos de acordo com suas necessidades. Por exemplo, você pode criar um projeto e chamá-lo de “Comercial”. Dentro desse projeto, você pode cadastrar segmentos de atividades, como prospecção, marketing, gerenciamento de contas, etc. Depois você poderá conferir nos relatórios o tempo que gastou com Comercial e em cada sub-atividade do setor comercial.
    Tela relatórios Toggl

    Tela relatórios Toggl
  • Trabalho em grupo: É possível sincronizar as contas de vários usuários e conectá-los a um mesmo ambiente de trabalho. Assim, como no exemplo acima do projeto “Comercial”, vários usuários podem cadastrar suas atividades relacionando-as com o projeto Comercial e depois você pode conferir nos relatórios quanto tempo alguém gastou e em qual atividade.
    Os relatórios também são coletivos e ótimos para monitorar as atividades de uma equipe comercial, por exemplo. Na versão gratuita, você pode cadastrar times de até 5 membros.
  • Categorização por cliente: Você pode criar projetos para cada cliente e saber quanto tempo está gastando em atividades para cada um deles.
  • Relatórios com gráficos e filtros. Os relatórios do Toggl são bem fáceis de entender, pois todos vem acompanhados de gráficos, o que facilita muito a visualização. E ainda é possível visualizar os relatórios por usuário, por cliente, por dia, semana, mês ou ainda períodos personalizados.
    O Toggl também envia por e-mail, todo início de semana, o resumo das atividades e o tempo gasto.
  • Logar com conta Google: Se você possui uma conta Google pode logar no Toggl usando-a e ainda é possível sincronizar com o Google Drive e contabilizar o tempo que você gasta no Google Docs, por exemplo.
  • Leve o Toggl também para sua vida pessoal: Você pode criar vários wordkspaces e assim organizar também suas atividades da vida pessoal, separando-as das atividades profissionais.

Se você ficou curioso, acesse toggl.com e experimente.