Como vender mais pela internet? Não existe solução mágica para responder esta questão, porém é possível estabelecer relações com o mundo físico e trazê-las para o mundo digital. É um fato, os grandes varejistas apostam na força de seus vendedores para conquistar os clientes que entram em suas lojas. Não é para menos, o consumidor brasileiro se acostumou com o atendimento das lojas físicas, de modo que um vendedor conduza o processo de venda, por meio de informações a respeito do produto, esclarecimento de dúvidas e até disponibilização de condições especiais para determinada venda.

Uma forma de estabelecer a relação entre clientes e vendedores no mundo virtual é através dos atendimentos online no próprio ambiente do e-commerce ou site.

Atendimento online. Print de chat no site.

Exemplo de chat para atendimento

Os atendimentos online ou "chats" permitem que o cliente tenha respostas personalizadas para suas dúvidas, respondidas por um operador em tempo real. Os chats também servem para obter estatísticas a respeito dos visitantes através de relatórios detalhados com a duração da visita, as páginas visitadas, o nome do cliente (caso ele já tenha interagido com o chat) e muitas outras informações conforme o chat instalado.

Não custa lembrar que as opções de chat são muitas e pesa como critério de seleção as seguintes características: capacidade de personalização (conforme a identidade visual da sua loja), opção de dar um “olá” para os clientes que vistam o site, múltiplos operadores e relatórios precisos.

O chat online é um grande aliado do e-commerce, especialmente para aquelas lojas especializadas em segmentos ou para aqueles que desejam oferecem uma experiência mais próxima com o cliente, o mesmo vale para sites institucionais que possuem portfólio de produtos e serviços. Por isso, considerar o atendimento online é essencial para quem está construindo uma estratégia vencedora para vender mais na internet.