Entre ter uma ideia de negócio e colocá-la em prática, existe uma grande diferença. Antes de correr atrás para montar seu negócio e fazer todo aquele investimento financeiro e de tempo, é importante que você avalie a ideia para saber se ela realmente viável e se você está pronto

O canvas modelo de negócio foi criado pelos pesquisadores Alexander Osterwalder e Yves Pigneur. É um mapa formado por nove blocos que vão abordar os principais pontos de uma empresa.

Segmentos de clientes

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O primeiro bloco do canvas lhe ajudará a refletir quem é o público que você irá atender. Faça as seguintes perguntas?

  • Para quem estou criando valor? Quem são as pessoas que se interessaram pelo meu produto ou serviço?
    (Atenção, valor e preço são elementos distintos. Veja mais sobre isso no post
    Diferença entre Valor e preço)
  • Quem são meus clientes mais importantes?
    Os clientes mais importantes são aqueles que mais precisam de seu serviço e consequentemente lhe trarão melhor retorno.
Proposta de valor

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A proposta de valor é o benefício que você produz para os clientes. Se pergunte:

  • Quais são os benefícios para os segmentos de clientes?
  • Quais problemas eu os ajudo a resolver?
canais

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Os canais a serem considerados são os de comunicação, venda e distribuição. Por meio deles os clientes poderão conhecer a sua proposta de valor, efetuar a compra e receber assistência.
Faça as perguntas:

  • Como meus clientes querem ser abordados? Eles querem ir até uma loja ou comprar por um site e receber pelos correios?
  • Qual é o custo-benefício de cada canal?
  • Como os clientes ficarão sabendo que existo? Publicidade no Google, carro de som?
Relacionamento com o cliente

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Aqui considera-se o tipo de atendimento que você oferecerá para seus clientes. Pergunte-se:

  • Qual tipo de atendimento meus clientes esperam? Atendimento personalizado, serviços automatizados e rápidos, consultores exclusivos?
  • Como criar vínculos duradouros com meus clientes?
Fontes de receita

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Neste ponto você avalia como e quanto meus clientes pagarão pelos benefícios recebidos. As perguntas são:

  • Quanto os clientes estarão dispostos a pagar pelos benefícios recebidos?
  • Como eles preferem pagar? Assinatura mensal, aluguel ou venda parcelada?
Recursos principais

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Agora você precisará avaliar os materiais que precisará para cumprir sua proposta de valor. Assim se a sua proposta de valor é a entrega rápida, você irá precisar de veículos.

Avalie e liste todos os materiais que você precisará, sejam eles maquinário ou pessoal.

Atividades principais

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Quais são as atividades que influenciarão em sua proposta de valor? No caso de uma empresa de vendas pela internet, por exemplo, a logística para entrega das mercadorias e o atendimento online podem ser fatores decisivos, se sua proposta for entregar produtos personalizados e com agilidade na entrega, por exemplo.

Parcerias

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Avaliem quem são os parceiros importantes para o negócio funcionar corretamente. Como por exemplo, os fornecedores, prestadores de serviço, etc.

Custos

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Quais são os custos mais importantes? Salários, manutenção, fornecedores?

Assim que tiver as respostas para estas perguntas você poderá começar a testar o mercado. Comece com um segmento específico de clientes e teste, antes de fazer grandes investimentos.