Vender na internet é uma excelente alternativa para quem está interessado em alcançar novos mercados sem precisar investir horrores ($$$) para montar novos pontos de venda. (Isso SE encontrar um ponto bom, né!)

Felizmente a internet, oferece espaço para todos. Mas é importante ter em mente que neste local de comércio também existem regras e preocupações. Portanto, fique atento à alguns fatores-chave do sucesso para vender na internet.

1. Planeje. Negócio é negócio, seja físico ou online.

planejamento para vender na internet

Como montar uma loja virtual?

Mesmo que seu ponto de venda seja online, para montar um e-commerce você precisa conhecer do seu negócio, dos custos, das estratégias, etc. Para isso, é indicado que antes de começar a investir você faça um plano de negócio.

Comece montando o CANVAS (saiba o que é canvas no post CANVAS Modelo de negócio #Série ferramentas úteis para empreendedores ). Por meio dele você irá avaliar quem serão seus clientes, o que você irá oferecer para eles, os custos, os fornecedores, etc.

2. Tenha um site funcional e atrativo

loja virtual e site responsive

Um site ou uma loja virtual atrativos são a maior parte do processo

A base do comercio eletrônico está na confiança e na agilidade. Os clientes que procuram por lojas virtuais esperam encontrar um site que resolva rápido o seu problema de compra (afinal se fosse para demorar ele procuraria uma loja física e suas fila intermináveis) e que seja fácil de usar.

Por isso, sua loja virtual precisa ter um design intuitivo e funcionar bem. Possuir opções de meios de pagamento e apresentar com clareza o produto e seus detalhes, assim o cliente se sentirá muito mais seguro para efetuar a compra.

3. De olho na logística

prazo de entrega da loja virtual

Fique atento aos prazos

Não prometa o que não pode cumprir. No e-commerce os prazos, principalmente os de entrega da mercadoria, tem influência na decisão do cliente e na satisfação deste com o serviço prestado. Um prazo de entrega não cumprido pode ser o estopim para arruinar todo o seu esforço promocional até ali. Portanto, fique atento aos prazos de seus fornecedores, antes de calcular o prazo final para o cliente.

Gerenciador de estoque loja virtual

Controle o estoque

É muito importante também manter seu estoque sempre atualizado. Você não vai querer que um cliente compre o produto e depois você não tenha para entregar. Portanto fique de olho em seu estoque, existem ferramentas das plataformas e-commerce que podem lhe ajudar a gerir as quantidades e não perder o controle.

4. Mostre que você existe

propaganda

Fique atento aos prazos

Você pode usar as redes sociais como isca para atrair clientes para sua loja virtual.
Mas não se esqueça: Nada de vender por lá! Aquele não é o ambiente adequado. Por mais simples que seja sua loja virtual, ela sempre será mais confiável, tanto para você quanto para os clientes, quando o assunto for as transações financeiras.